Self-consumption of solar energy

O autoconsumo de energia solar cresce em Espanha, mas não o suficiente

Pontevedra lidera a instalação de kits solares em Espanha por número de habitantes e Lleida por número de kits

Madrid, 22 de maio de 2024.- As instalações de kits solares para autoconsumo de energia solar estão a crescer em Espanha, mas ainda estão longe de países líderes neste tipo de sistemas como a Alemanha - que contabiliza mais de 1,5 milhões - ou França. Os dados da base de dados europeia PV GIS* indicam que Espanha tem muito mais horas de sol do que estes países, mas não as converte em energia. Os kits solares plug & play, que permitem auto-instalar o painel e conectá-lo para começar a gerar energia renovável para autoconsumo, poderiam reduzir tanto a conta de luz quanto o CO2 gerado pela geração tradicional de eletricidade.

Pontevedra à frente. Madrid-Barcelona ao mesmo tempo

Contra todas as probabilidades, quem mais comprou kits de energia solar em Espanha não é quem vive nas grandes cidades nem nas mais ensolaradas. Os dados da Robinsun mostram que, em relação ao número de habitantes e kits instalados, Pontevedra é a província que mais aproveita as suas horas de luz para gerar energia limpa e assim reduzir a conta de luz e as emissões de CO2.

Solar kit installations in Spain

Estes mesmos dados mostram também que Madrid tem mais kits por habitante instalados do que Barcelona, ​​embora a diferença seja pequena. Ambos estão abaixo da média nacional. O que é mais surpreendente é que as Ilhas Canárias ou a Andaluzia, que têm de longe a produção mais elevada de toda a Europa, dadas as horas de sol que têm a sorte de ter, tenham uma classificação bastante baixa.

Uma opção de poupança anual

Solar kit savings in Spain

No gráfico vemos a possibilidade de geração de energia solar em kWh por ano, bem como a redução na conta decorrente da auto-instalação de kits, sempre com dados da Robinsun e de seus clientes. Os dados mostram uma redução média de 380€ na fatura energética em Espanha por um custo de 800€ na compra, pelo que em pouco mais de 2 anos o investimento estaria mais do que amortizado. Além disso, a luz produzida pelo kit é 100% renovável e não emite emissões de CO2, algo que o sistema tradicional de geração de energia elétrica não faz.

Boris Hageney, fundador da Robinsun, empresa pioneira em kits solares auto-instaláveis, defende que “temos que rentabilizar o sol espanhol e democratizá-lo. No nosso país, apenas 36% dos espanhóis beneficiam quando todos temos acesso a um sol que, em média, fornece 330 horas por mês.”

Negócio ético com o sol na cara

Hageney destaca ainda a importância da ética empresarial na comercialização deste tipo de painéis, procurando sempre empresas de confiança que ofereçam produtos de qualidade. Para chegar a quem se interessa por este tipo de produto, mas não tem certeza sobre ele, a equipe lançou as sessões informativas “Sunset Sessions” nas quais são sanadas dúvidas de todo tipo e dados conselhos: https:// www.youtube. com/@robinsun-energy

A principal dúvida dos interessados ​​em instalar um kit solar para autoconsumo reside na certificação da instalação, que não é necessária até 800 W caso não se pretenda adicionar energia à rede. Em qualquer caso, o kit pode ser certificado sem problemas. Outra dúvida que surgiu foi a quantidade de energia que pode ser produzida. Robinsun explicou que, num agregado familiar com cerca de 2 ou 3 pessoas, o gasto com a conta de electricidade pode ser compensado gerando o máximo de energia, atingindo um gasto mínimo (cerca de 20€: basicamente energia contratada e seus impostos) e com o objectivo de atingir 0€ despesas.

Sobre Robinsun

Fundada em Madrid em 2023, a Robinsun tem como missão dar a todas as casas a oportunidade de combater as alterações climáticas, produzindo a sua própria energia solar para autoconsumo. Os kits solares Plug & Play da empresa usam componentes de tecnologia comprovada e são extremamente acessíveis e fáceis de instalar. Com Robinsun, todas as casas, mesmo aquelas sem telhado, podem participar na nossa transição energética e poupar na conta de electricidade.

Consulte Mais informação

Advanced technology in solar kits for flats to Spain
Robinsun news

Robinsun traz a tecnologia mais avançada em kits solares para apartamentos para a Espanha